Canon EF 24-105mm f/4 L IS USM






Juntamente com a Canon EOS 5D MK II, que testei há uns tempos atrás, foi-me cedida também esta Canon EF 24-105mm f/4 L IS USM.
Na altura achei que este conjunto (que inclusivamente é vendido em Kit) era bastante equilibrado.
De facto, esta zoom “normal” 24-105mm cobre uma grande amplitude de situações ou assuntos fotográficos. Desde fotografia paisagística até ao retrato ou, inclusivamente, para utilização num ou noutro evento desportivo ela é “pau para toda a colher”. Claro está, que o seu ponto forte não é certamente a velocidade. A sua abertura máxima (f/4) é um pouco lenta para algumas situações mas, em contrapartida, está dotada de dois aspectos positivos: o seu sistema USM (Ultrasonic Silence Motor) e o sistema IS (Image Stabilizer). Traduzindo: uma focagem rápida e estabilizada electronicamente! Os dois sistemas em conjunto possibilitam a captura de fotografias muito para além dos valores de abertura e velocidades aconselhados para objectivas desprovidas desta tecnologia!



Manuseamento:


Sinceramente gostei da forma como esta objectiva está desenhada. Os botões são acessíveis e fáceis de comutar; os anéis, quer de focagem, quer de distâncias focais, são precisos e suaves…
O seu baixo peso e tamanho reflectem um compromisso com a abertura mais lenta em relação a outras propostas daquela marca, como por exemplo a EF 24-70mm f/2.8 L USM. As quase 300g de diferença de peso entre estes dois modelos são a prova disso e, já que estou a falar quanto ao seu manuseamento, acabam por fazer sentir-se ao fim de algum tempo. Esta Canon EF 24-105mm f/4 L IS USM adapta-se bem à mão e mesmo em transporte, quer seja segurando pela objectiva, quer seja pela câmara, a utilização é confortável. Andei uns bons minutos a pé segurando este Kit (Canon EOS 5D MK II + 24-105mm L IS USM) e a sensação, embora de menos robustez do conjunto que estou “habituado a carregar” (Nikon D200 c/punho vertical e Nikkor 24-70mm f/2.8) é, em compensação, mais cómoda e ergonómica.


Construção:

Exceptuando um pormenor, a construções desta objectiva é boa. O anel vermelho e a sigla L indicam, desde logo, que estamos na presença duma Canon destinada a uso profissional. Por isso, é selada quer a poeiras, quer a humidades. Todavia, o facto de ser construída em plástico foi, sem dúvida, o aspecto que achei menos positivo e que, por isso, mais me desagradou na construção desta zoom. Embora não seja um qualquer plástico frágil, até porque o ciclo de vida útil desta objectiva tem uma previsão de duração superior a 10 anos, acho que o preço a pagar (acima dos € 1.000,00) e o carácter que denomina as objectivas da Canon “séries L” mereciam um pouco mais! A frente desta 24-105mm também é plástica. Refiro-me ao anel frontal onde se apertam os filtros. Contudo, isso em nada afecta o seu desempenho como mais à frente veremos…
Internamente parece ser compacta e mesmo chocalhando não se ouvem barulhos dignos de registo, designadamente, derivados do sistema de estabilização de imagem, dos anéis de focagem e do “zoom”.

Em utilização:


Aqui residem os trunfos desta Canon. O estabilizador de imagem que segundo os dados oficiais, permite a captura de fotografias até 3 f/stop’s abaixo da abertura usual. Sobre este aspecto fiquei surpreendido pela positiva pois acho que até é bem capaz de mais que isso! Captar fotos com pouca luz a ISO’s relativamente baixos, a velocidades de obturação incrivelmente baixas, somente empunhando a câmara sem recurso a tripé ou a outro qualquer suporte não são de facto ficção…. Por isso os f/4 de abertura máxima ficam aqui “redimidos” por uma sistema de estabilização de imagem verdadeiramente eficaz que os compensa! Ou seja… gostei mesmo!
Já quanto à suposta capacidade Macro… bom o comentário já está no caixilho acima…

Tamanho:




Compacta. O seu comprimento máximo atinge-se quando na distância focal de 105mm.
Mesmo com o parasol montado o volume esta objetiva continua a ter uma dimensão relativamente discreta para uma zoom desta natureza. Os 83.2mm de diâmetro máximo, em pouco mais excedem os 77mm do anel frontal, tipicos desta gama de objectivas zoom de cariz "profissional".


Qualidade óptica:

Pese embora esta objectiva Canon EF 24-105mm f/4 esteja dotada de lentes Super UD, segundo uns testes comparativos que efectuei (com gráfico de testes) com a Nikkor 24-70mm f/2.8, não achei a qualidade de imagem verdadeiramente excepcional. Sem dúvida que é boa em termos de recorte mas fica aquém da mencionada Nikkor. Diga-se, em boa verdade, que este comparativo não é muito justo porquanto a objectiva "equivalente" à Nikkor 24-70mm f/2.8 seria a Canon EF 24-70mm f/2.8 L USM, uma objectiva bem mais cara do que a que menciono neste artigo!
Quanto a aberração cromática não notei nada digo de relevo. Mesmo em condições de contra-luz a Canon 24-105mm portou-se bem. Achei que a coloração das fotos que "saem" desta objetiva não é neutra. Na realidade, a cor é intensa mas não de forma exagerada.
Quanto ao controle de reflexos, é muito bom (mesmo em situações limite e sem parasol).

O que menos gostei:

De maneira rápida e curta...
  • Distorção de imagem grande a 24mm (tipo barril)
  • Vinhetagem (a várias distâncias focais quando usada a abertura máxima).

Conclusão:

Apesar de contar já com alguns anos de produção, a versatilidade, a qualidade geral e a agradabilidade estética desta Canon EF 24-105mm f/4 L IS USM continuam a fazer dela uma boa proposta nomeadamente quando utilizada em câmaras de formato FX. O preço, face à “idade” com que já conta e pelos materiais usados na construção poderia ser menos elevado….

Qualidade Óptica
★★★★
Qualidade de Construção
★★★★
Versatilidade
★★★★★
Manuseamento
★★★★
Valor
★★★★

3 comentários:

pbl disse...

Inteiramente de acordo com a análise.
Tenho uma e subscrevo inteiramente.
Só não me parece que o preço seja desajustado, levando em conta o das demais lentes da gama L.

(de facto, essa comparação com a f:2,8 não é nada justa, mas percebo a intenção)

felipefeca disse...

José espero que vc pode me ajudar. Estou trocando todo o meu equipamento nikon por Canon. Vou comprar uma Canon 5d. Gostaria de saber se vc recomenda ou conhece alguma marca equivalente as objetivas da serie L. Se existe!

Obrigado pela atenção

José Loureiro disse...

A Canon 5D II é, sem dúvida, uma excelente câmara. Mas trocar todo o seu equipamento justificará….?!
Quanto às objectivas, efectivamente as Canon denominadas de “série L” são, genericamente e por tradição, boas. Mas como com acontece com a Nikkor há um ou outro caso em que objectivas de produtores independentes são igualmente boas. Terá que ver caso a caso.