Kodak Six-20 Popular Brownie (1939-1943)





O tempo e principalmente a disposição para escrever artigos técnicos não tem sido muita e por isso entretive-me, nestes últimos dias chuvosos, a testar uma nova iluminação de estúdio fotografando mais uma "relíquia do passado"...

Por isso, desculpem-me os mais ávidos por informação, mas esta semana repete-se a dose: Mais uma câmara clássica de colecção! A "Kodak Six-20 Popular Brownie". Uma pequena "caixa" que utiliza "Rolos 620". O seu estado de conservação não prima por ser o melhor mas, mesmo assim, continua a ser uma câmara encantadora!

Excluindo as câmaras "Pinhole", não conheço meio mais básico de fotografar que isto! Para fotografar com esta câmara utilizam-se somente dois selectores: Um que comuta entre o modo de fotografia instantânea (posição I), com uma única velocidade de obturação (ao que julgo, cerca de 1/40 ou 1/50 seg....), e o modo "Bulb" (posição T). O outro selector, situado na parte mais inferior, é o "botão de disparo". Tanto funciona no sentido ascendente como descendente. Simples!
Além disso nada mais é preciso fazer! Não possui qualquer regulação de abertura (entrada de luz); não existe qualquer modo de efectuar focagem... tudo o que se encontre a mais de dois metros até ao infinito ficará focado através da objectiva tipo "meniscus"!
Depois, existe o botão de rodar o filme e dois pequenos visores auxiliares para enquadramento da cena.

Enfim, uma câmara extremamente simples, económica e tecnicamente acessível a todos. Este era precisamente o objectivo deste tipo de câmaras! A "caixa é uma composta por uma mescla de materiais: Madeira, cartão, metal e uma espécie de imitação de pele texturada. Os acabamentos, nomeadamente os menos visíveis, no interior da câmara, quase fazem lembrar uma "invenção feita em casa".

(Clicar nas imagens p/aumentar)

















Ao lado:
Três diferentes tipos de rolo (todos de médio-formato) vulgarmente utilizados pelas câmaras do início do século passado até meados dos anos 50.
O tamanho "120" continuou a ser usado até bem mais tarde... Embora não seja já tão "vulgar", ainda hoje em dia é comercializado e podem comprar-se rolos destes em alguns estabelecimentos aqui ou acolá... como por exemplo, na Fnac...









 Caraterísticas/Especificações:
Anos de produção: 1939 a 1943
Focagem: Fixa
Abertura: Fixa
Objectiva: Tipo "Meniscus" à frente do obturador
Obturador: Disco rotativo, 1/40~1/50 sec. e T
Caixa: Metal revestido a pele
Dimensões (LxAxP): 8 x 10,5 x 11cm aprox.
Rolo: 620

4 comentários:

Fábio Martins disse...

São mesmo relíquias do passado.
Tens alguma dessas? Coleccionas?
Abraço

José Loureiro disse...

A maior parte das câmaras clássicas a que me tenho referido aqui no blog são, de facto, minhas. Tal como a deste “post”.
Agora… Coleccionar?! Não sei se lhe posso chamar isso… penso que o termo mais adequado será “Juntar”. Isso sim e com muito prazer!

Manuel Luis disse...

Fotografei com uma igual a esta quando era miúdo. Estávamos em Angola, tirávamos poucas fotos. Recordo-me que era difícil ver a imagem através do visor, parecia ter nuvens.

José Loureiro disse...

É difícil, sim senhor!
O sistema de visor, neste tipo de câmaras, é composto por apenas três elementos: uma pequena lente na frente, um espelho rectangular colocado a 45º e um vidro despolido.
Mas garanto-lhe que, apesar de ser um sistema simples, nem é dos piores…