Kodak Retinette IB - Rodenstock Reomar 45mm f/2.8 - Pronto LK (1959-1963)




Já lá diz o velho ditado "não há duas sem três" e para fazer jus à expressão, esta semana fala-se, outra vez, de câmaras clássicas! Pois é!
E para não variar, mais uma Kodak... Desta vez, não uma "câmara caixa" mas sim uma versão mais "moderna": A Kodak Retinette IB.
Esta já começa a ter algumas parecenças com as actuais câmaras de 35mm. As Kodak Retinette eram a versão alternativa e economicamente mais acessível da série "Retina".
Os primeiros modelos das "Retinette", de meados de 1939, que poucas semelhanças tinham com esta versão, eram ainda de fole (versão "Type 160")
Contudo, dentro da gama (economicamente acessível) em que esta câmara se inseria, há coisas que mudaram para os tempos actuais... Já não se fabricam câmaras com corpo inteiramente em metal e muito menos se fazem acompanhar dum estojo em couro rígido com cantos reforçados em metal! Sem dúvida uma câmara muito robusta mas totalmente desaconselhável para levar a um jogo de futebol em dia que o árbitro estivesse mal... entre os danos provocados pelo arremesso duma destas câmaras e um tijolo a diferença seria pouca... J




O formato de película usado por esta máquina era (e é...) o actual 35mm. No entanto, embora apresente algumas semelhanças com uma SLR, esta câmara é uma compacta de objectivas não intermutáveis.
A objectiva que integra a máquina é uma Rodenstock Reomar de 45mm com uma abertura máxima de f/2.8.
Sinceramente, já não me recordo se estas câmaras proporcionavam bons resultados ou não... Cheguei a usar uma, como quase toda a gente que fotografou nos anos 60 ou 70 pois era uma câmara bastante vulgar (foram produzidas mais de 200.000), mas não fiquei com uma ideia dos resultados nem consigo, presentemente, saber quais as fotos captadas com a mesma...
Uma curiosidade: Estas câmaras, designadamente a versão IB, possuem um fotómetro que, através dum ponteiro, nos fornece a indicação da exposição correcta. A versão IA da Kodak Retinette difere precisamente da IB pela isenção deste sensor de luz (pequeno rectângulo situado no lado direito da câmara).

 Características/Especificações da Kodak Retinette IB:
Anos de produção: 1959 a 1963

Distância focal: 45mm
Abertura Max: f/2.8
Objectiva: Rodenstock Reomar
Obturador: Pronto LK (Vel. obtur. 1/15 - 1/500, B e T)
Corpo: Metal parcialmente revestido com imitação de pele
Rolo: 35mm (24x36mm)

0 comentários: