LZOS 3M 5A - 500mm f/8 (Catadióptrica) M42





 

Especificações
 
Distância focal/Abertura:
500mm f/8
Construção (elementos/grupos):
?
Ângulo de imagem:
Escala distâncias focais:
n/a
Diafragma:
n /a
Escala de aberturas:
n/a (Abertura fixa)
Medição de exposição:
n/a
Escala:
Desde 4m até ao ∞
Distância mínima de foco:
4m
Tamanho do filtro:
77mm
Dimensões (diam./comp.):
93 x 155mm
Peso:
1.113g (pesados)


Objectivas de espelhos…

Bom, sendo verdadeiramente objectivo, penso existirem apenas dois motivos para comprar uma destas objectivas:
1º - Necessidade duma objectiva que possibilite um grande aumento
2º - O seu baixo custo

De facto, estas objectivas catadióptricas (vulgarmente conhecidas como "de espelhos") são seguramente a maneira mais barata de conseguir produzir imagens com "grande aumento". Qualquer outra 500mm, mesmo que zoom, custará, no mínimo, cerca de 10 vezes mais!
Mas, sabendo de antemão que "não há bela sem senão...", então qual a razão para tal diferença de custo?
Basicamente, devido aos inerentes custos de produção dum e doutro tipo de objectivas. As "objectivas de espelhos" tem uma construção simples sem grandes quantidades de elementos ópticos (leia-se lentes), são desprovidas de diafragma, de anel de aberturas,...
Além disso, não seguem os padrões de qualidade e de exigência das "tradicionais" teleobjectivas da gama de distância focal dos 500mm.
Na verdade são objectivas construídas de modo diferente… o seu grande diâmetro, o relativo baixo peso e o seu pequeno comprimento (…leia-se para uma 500mm) indiciam, desde logo, essa diferença face às outras objectivas mais comuns.

Então como é que funcionam?
Por refracção e reflexão da luz através dum sistema combinado de espelhos, com forma curva, de modo a dirigir a mesma para a zona central e a projectá-la para o sensor/filme.
(Em baixo: Por mau que seja o desenho, penso que esclarece melhor que o texto…)

 


Resumindo, existem duas principais diferenças entre as imagens produzidas por um e outro tipo de objectivas:
A primeira, obviamente mais importante, é a qualidade de imagem. Concretamente, esta LZOS 500mm f/8 produz imagens muito "soft". Ou seja, sem grande recorte e nitidez.
Depois, a outra grande diferença que se pode encontrar é relativa à "qualidade" do desfoque (ou "bokeh"). Enquanto que uma teleobjectiva tradicional de 500mm (ou até de menor distância focal) produzirá, por norma, um agradável fundo desfocado, estas objectivas de espelhos produzem um tipo de desfoque desagradável... Os reflexos de luz nas zonas desfocadas são reproduzidos em forma de círculos (conhecidos por "Donuts") tornando o fundo bastante confuso e não ajudando a destacar o plano focado.

Em baixo podem verificar o aspecto genérico das objectivas deste tipo:



Falando um pouco mais acerca desta "LZOS 500mm f/8" de fabrico Russo...

 Construção: 
Duas palavras para descrever: Simples e sólida!
Basta dizer que até a tampa frontal de enroscar com os seus 77mm de diâmetro é de material metálico! Por isso, o peso indicado no quadro alusivo às especificações não contempla quer a tampa traseira, quer a frontal.
(Se não tentarem partir algo muito mais duro que Nozes com esta LZOS, ela deve resistir sem problema algum...!)
A única coisa que se move (mecânicamente/manualmente) nesta objectiva é o anel de focagem!
O seu movimento é suave e preciso... Não há muito mais para dizer...
Apesar das objectivas com sistema de encaixe, tipo rosca, "M42" não permitirem, em regra, a focagem ao infinito quando acopladas a câmaras Nikon, esta LZOS 500mm "foge à regra" e é completamente compatível.
O motivo da incompatibilidade das objectivas de encaixe "M42" com câmaras Nikon deve-se à diferença da distância da falange focal entre os dois sistemas ("M42" e "F"). Traduzindo: são objectivas preparadas para sistemas em que a distância ente a base do encaixe da objectiva na câmara e o sensor/filme não são rigorosamente iguais!
No sistema das objectivas "M42", para que foquem devidamente ao infinito, essa distância tem de ser de 45.46 mm enquanto que, no caso das Nikon "F" essa distância é de 46.50 mm. Pouco mais de 1mm!
Pois é! Mas essa "pequena" diferença, faz uma grande diferença!!! Além disso, há que ainda adicionar a espessura do adaptador... 
Utilizadores de Canon (EOS) ou Pentax relaxem...! Não existe este problema para vocês! Quanto aos utilizadores de câmaras Sony terão de escolher o adaptador certo... algumas versões à venda são "espessas" demais...
Bom, então porque é que esta "velha" objectiva de espelhos foca perfeitamente ao infinito nas Nikon?
As teleobjectivas (pelo seu diâmetro e comprimento), para compensar as dilatações a que estão sujeitas possuem uma determinada "folga" no que concerne ao anel de focagem. Focam "para além do infinito". Isto é "normal" e comum a muitas teleobjectivas.
Já agora, por curiosidade, já se deram ao trabalho de pensar na razão da Canon usar a cor "branca" nas grandes teleobjectivas e não fazer o mesmo nas objectivas de menor distância focal...?
Motivo: Quanto maior o corpo da objectiva mais sujeito vai estar a dilatações... Qual a cor que melhor reflecte a luz solar e menos raios absorve? O branco!  Bom, adiante...
Como dizia... esta LZOS tem uma enorme "folga" de focagem... mesmo quando utilizada em câmaras Nikon.

 Manuseamento:  
Um dos cuidados necessários a ter quando acoplamos uma destas objectivas a uma câmara deve ser o de manusear o conjunto segurando sempre o mesmo pela objectiva e não pela câmara! Apesar do pequeno comprimento, o peso desta 500mm "pendurada" na câmara pode fazer estragos... Como podem ver pelas imagens, não existe qualquer "anel de tripé". Apesar de praticamente obrigatório o seu uso, o ponto de união (com o tripé - ou adaptador/sapata de tripé)  faz-se apenas por dois pequenos suportes integrados no corpo da objectiva espaçados a 90º um do outro (imagem ao lado)... um para capturas no plano horizontal e o outro para capturas verticais. Nada prático...
No caso de pretendermos acoplar esta objectiva a modelos de câmaras (Nikon) de gama "pro" (D4; D3 e D2) há que ter algum cuidado com a zona inferior do pentaprisma aquando da montagem... fisicamente ficam encostados! Nem uma folha de papel passa entre o corpo da objectiva e da câmara! Em corpos de câmaras Nikon mais pequenas deixa de existir esse problema (o tamanho da zona do pentaprisma, responsável pela situação, nessas câmaras, é bem menor...).
Focagem... Desde que devidamente estabilizada e em boas condições de luz (dias de sol) a focagem é simples. Já não se pode dizer o mesmo em dias encobertos/nublados ou em condições de luz menos favoráveis... A abertura máxima de f/8 não deixa passar luz suficiente para, através do visor óptico, se poder focar com rigor... Além disso, a câmara não consegue sequer emitir o sinal de confirmação de aquisição de foco (o pequeno ponto verde)...

 Qualidade óptica: 
O grande "calcanhar de Aquiles" desta objectiva é precisamente este aspecto... Produz imagens muito "suaves" - com pouco recorte/nitidez!
Com alguma "pós-produção" e sem fazer crop´s lá se vai aproveitando... mas depende do que quisermos fazer com as fotos... Mesmo para uma utilização em tamanhos pequenos (Web) é notória a falta de recorte comparativamente a outros tipos de objectivas!
Mais abaixo podem ver dois exemplos de "crop´s" a 100% de imagens captadas com todo o cuidado possível. Melhor não dá mesmo... Falta "aquele" detalhe...
Além disso, os contornos dos objectos, quando fotografados em situações de grandes contrastes de luz, facilmente denotam aberrações cromáticas "Purple fringing" (franjas roxas/azuladas).
Por último, o já mencionado problema de formação de círculos de luz nas zonas desfocadas da imagem. Um exemplo disso (Imagem da Rola-turca) pode ser visto aqui » (abre em novo Link)

 Exemplos: 
Ficheiros convertidos directamente de RAW (Camera RAW 7.2 - CS6) para JPG sem qualquer edição 
(clicar nas imagens para visualização em tamanho real)


 



 Em resumo: 
Será boa ideia comprar uma destas objectivas catadióptricas?
Obviamente, pensando unicamente nos resultados, designadamente em termos da qualidade das imagens produzidas por estas objectivas, a primeira resposta que me surge é: - Não!
No entanto, tentando dar uma resposta mais sensata e abrangente passo antes a dizer que tudo pode depender do grau de exigência de cada um, com o que se pretende fazer com as fotografias e, acima de tudo e não menos importante, quanto temos ou quanto pretendemos gastar!
Portanto, quem precisar duma objectiva com grande capacidade de aumento; não se importar com o facto de apenas poder focar manualmente; não precisar de captar fotos em condições de pouca luz; não se importar com a qualidade dos desfoques nem com a qualidade da imagem em termos de recorte e definição e quiser gastar pouco, estas objectivas são, definitivamente, a escolha acertada!
Não se consegue melhor pelo preço que custam! Mas é sempre bom saber com o que podem contar antes de comprar... desse modo, se ficarem surpreendidos só pode ser pela positiva!



Qualidade Óptica
★★☆☆☆
Qualidade de Construção
★★★★
Versatilidade
★★☆☆☆
Manuseamento
★★☆☆☆
Valor
★★☆☆☆


Onde comprar:
Sítio do Cano Amarelo  

2 comentários:

pbl disse...

O grande contra é dizer USSR em vez de CCCP

Anónimo disse...

Prefiro andar alguns metros e usar uma 300mm da Nikkor mesmo.