Carl Zeiss 50mm f/4 Flektogon






Especificações
Distância focal/Abertura:
50mm f/4
Construção (elementos/grupos):
7 / 4
Ângulo de imagem:
78º
Escala distâncias focais:
n/a
Diafragma:
8 lâminas
Escala de aberturas:
f/4 ~ f/22
Medição de exposição:
Por método de abertura
Escala:
Desde 0,5m até ao ∞
Distância mínima de foco:
0.5m
Tamanho do filtro:
86mm
Dimensões (diam./comp.):
87 x 86mm
Peso:
480g
A Carl Zeiss 50mm f/4 Flektogon era uma das objectivas que sempre tive curiosidade em usar/testar.
Tive-a, precisamente com esse propósito, durante semanas em casa sem que o tempo permitisse saídas para a testar convenientemente (actualmente estou exactamente com o mesmo problema com uma outra Zeiss que oportunamente também aqui divulgarei). Mas, mal surgiram uns dias melhores lá se conseguiram fazer umas fotos com vista a perceber as potencialidades desta 50mm.
Devo dizer que depois de o fazer nem tudo correspondeu às minhas expectativas... A versão que me foi cedida, chamada de "Zebra" (fácil de descobrir o porquê de tal nome só de olhar para ela) não tem revestimentos ópticos (Coatings) sofisticados. Apesar disso, as aberrações cromáticas são bem controladas (com uma excepção, que mais á frente mencionarei) e muito menos notórias que noutras objectivas com revestimentos muito mais evoluídos.
Todavia, a opinião que posso "dar" acerca desta Zeiss 50mm f/4 Flektogon é feita sob reserva. Estas objectivas contam já com alguns anos e, por isso, algumas delas acabam por sofrer algumas alterações às suas qualidades originais. O exemplar testado parece-me reflectir precisamente essa situação...
A qualidade óptica (recorte/definição) é boa mas fica prejudicada por alguma falta de contraste. Os piores resultados que obtive com este exemplar foi aquando da utilização da mesma com aberturas de diafragma a f/16 e acima desse valor. O nível de difracção é enorme... Mas, como disse, pode tratar-se duma exclusividade do exemplar testado...
Exceptuando esse "senão" a objectiva é extremamente bem construída, fácil de manusear, designadamente no que concerne à utilização dos anéis de aberturas e de focagem, e conseguem-se resultados bons.
Tal como a Carl Zeiss 65mm Flektogon, esta 50mm é uma objectiva originalmente concebida para o médio-formato que, todavia, mediante adaptadores específicos pode ser utilizada em câmaras digitais SLR.

 Resumidamente:  
+
Robustez
Facilidade de utilização (mesmo com D-SLR a focagem é fácil e precisa)
Recorte/nitidez- bom desde os f/4 até f/8
Separação de planos - Não sendo uma referência é, contudo, boa

-
Bokeh - pouco agradável
Aberrações cromáticas - extrema difracção quando usadas aberturas de diafragma pequenas (acima de f/16)

 Imagens de testes/exemplos: 






 
Qualidade Óptica
★★★☆☆
Qualidade de Construção
★★★★★
Versatilidade
★★★☆☆
Manuseamento
★★★☆☆
Valor
★★★☆☆

Onde comprar:
Sítio do Cano Amarelo  

0 comentários: